Caminhos de sucesso

A altura para os estudantes decidirem a sua profissão!

Para os pais que têm filhos a estudar, uma das grandes preocupações é a escolha acertada da área profissional que os mesmos devem fazer. Em tempos como os que vivemos, esta questão é ainda mais sensível, principalmente aquando da entrada no ensino secundário (ou ainda mais cedo com os cursos profissionais), e no ensino superior.
De facto, nos tempos em que o emprego “escasseia” a competição pela conquista do trabalho é grande. A tendência é investir naquelas áreas profissionais com bastante capacidade de absorção no mercado de trabalho.

Será esta a melhor decisão? A curto prazo, talvez!!!!

Pessoalmente, acredito que o mais importante será estimular, desde pequenas (as crianças) alguns aspetos que poderão ser determinantes no futuro pessoal, familiar, profissional, etc, delas:
1. Criem desafios aos vossos filhos, possibilitem a resolução de problemas segundo as suas decisões, valorizando as suas conquistas e não criticando ele, mas sim as suas atitudes menos positivas. Ao “obrigarem” os vossos filhos a esforçarem-se por alcançar o que querem, assumindo o papel principal da ação, estarão a privilegiar o desenvolvimento das suas aptidões, entre outras coisas.
2. Incentivem a busca pelas suas paixões, se os vossos filhos têm sonhos, querem ser isto ou aquilo, deixem-nos treinar, deixem-nos viver, não castrem, desde cedo, os seus desejos. A longo prazo, o constante “não” tem uma força inibidora na sua vontade de agir e arriscar.
3. Mantenham uma boa relação com eles, dediquem sempre algum tempo para estar com eles, cerca de 15 a 30 minutos por semana. Mas será um tempo em que estarão apenas disponíveis para o que quiserem fazer, seja falar, brincar, sair ou passear, ou estar em silêncio, a decisão será sempre da criança, adolescente ou jovem, o importante é mostrar que estão lá para eles.
4. Apoiem as suas decisões, podem e devem dar a vossa opinião mas deixem-nos assumir a responsabilidade da decisão, mesmo que erre (desde que consigam controlar os riscos do erro). Mostrem que confiam neles. Um dia terão de ser eles a decidir e, mais vale errar agora e aprenderem, do que mais tarde e não souberem lidar com isso.

E chegando à altura do jovem decidir quanto ao seu futuro profissional, deixem-no seguir o seu sonho, deixem-no escolher a sua paixão e apoiem-no, mesmo sendo numa área que possa estar saturada. Por exemplo, imaginem que ele quisesse ser professor, e num mercado já de si cheio, seria impensável essa escolha. Mas se for a do seu filho, apenas diga-lhe para ser o melhor professor, que se destaque do todos os outros. Há sempre espaço para os melhores.
A longo prazo, os que trabalham no que mais gostam serão capazes de ultrapassar todas as dificuldades que encontrar, verão sempre o que de positivo há em todas as experiências da vida.

Pensamento sempre positivo!
www.atitudesparavencer.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s