Aprendizagem, Caminhos de sucesso, Excelência Pessoal, Líderes

3 Factos que separam um bebé de um adulto

Fico maravilhado com aquilo que um bebé nos pode ensinar sobre sucesso. São uma verdadeira força da natureza e têm em si a chave que permite abrir a porta dos sonhos para qualquer Ser Humano. Se dúvidas houvessem, confirme as seguintes realidades:

1. O bebé age inconscientemente na busca do que quer, seja para dar os primeiros passos, agarrar um objecto ou outra coisa qualquer, ele age sem pensar. O adulto age conscientemente, pensa demasiado no que pode acontecer e imagina muitas situações de insucesso que o leva a ter medo, e medo esse que leva à inacção. 

82eaf-familia-feliz

2. O bebé de tanto tentar, experimentar e mexer vai habituar-se a um contínuo desconforto gerado pela dor de fracassar, mas continua até conseguir. Depois, volta a fazer algo que ainda não consegue e volta novamente a um ambiente de desconforto. É um longo período de conquistas sempre vividas por imensos fracassos. O adulto quando fracassa tende a recuar, a voltar à sua zona de conforto e experimentar algo mais fácil, menos doloroso até conseguir o que deseja. Pode até demorar mais tempo ou mesmo não conseguir.bebé

3. O bebé quando triunfa recebe reconhecimento público, sejam os pais ou familiares, há uma enorme explosão de alegria,.. afinal ele conseguiu dar 3 passos sem cair. Esse pequeno gesto permitiu atestar o depósito de determinação que se esgotava pela dor de tanto fracassar. Por outro lado,  adulto recebe uma carinhosa crítica destrutiva do companheir@, do chefe ou patrão, do colega ou amigo de longa data. Nos momentos mais difíceis aparecem sempre os que não acreditavam nele e isso arrasta-o, ainda mais, para o buraco. Diferentes tratamentos, diferentes resultados.

Haveria muito mais para partilhar com vocês, nesta comparação épica entre o mesmo Ser Humano em momentos históricos diferentes. O que gostaria de realçar é o seguinte,… aquele que mais triunfa é normalmente aquele que mais fracassa. Disso não há dúvidas. Agora, o que realmente me surpreende é observar como os bebés passam a maior parte do tempo a fazerem as coisas que ainda não conseguem enquanto que os adultos passam a maior parte do tempo a fazerem as coisas que já conseguem. Visto desta forma, e escutando a vossa experiência, onde sentem que está a atitude certa?

Excelente dia!
—-» www.atitudesparavencer.com

2 opiniões sobre “3 Factos que separam um bebé de um adulto”

  1. “Habilidade é o que você é capaz de fazer. A Motivação determina o que você faz. A Atitude determina o quão bem você faz.” – Lou Holtz

    Excelente texto!
    Paula Lage

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s