Aprendizagem, Caminhos de sucesso, Excelência Pessoal, Líderes

Treino Mental na minha equipa? Sim!

Desde 2004 que estou ligado ao Desporto e desde essa altura sempre me questionei,..”O que leva um atleta a alcançar elevados níveis de Desempenho e outros não?“. Naturalmente existem vários fatores e muitos deles até têm sido estudados recentemente pela ciência mas há algo que para mim sempre teve um impacto decisivo, a Componente Mental

DesportoPelos vários clubes onde estive e os vários clubes que tive o privilégio de conhecer, esta componente do treino continua a ser desvalorizada. 
Por um lado, havia clubes que tinham um profissional que fazia o Acompanhamento Psicológico e Mental do Atleta e da Equipa. Na minha opinião é, claramente, insuficiente. Mais do que um Acompanhamento, é necessário um Treino Mental semanal, contínuo e com objetivos claros de rendimento. O Metodólogo do Treino não intervém só quando é preciso, ele está presente em todos os treinos. E como ele, há outros exemplos de adjuntos que estão presentes de uma forma contínuo e interventiva no treino dos atletas.

“É necessário uma Equipa Multidisciplinar para alcançar o sucesso.”

Por outro lado, encontrei clubes que não tinham ninguém responsável pela Componente Mental. Inclusive em equipas da 1ª e 2ª Liga, e nem vou mencionar os escalões de formação. E porquê é que isto acontece? Vários mitos:
» É caro o serviço
Nem por isso. Se o projeto for interessante é possível ter um responsável por esta área como se um treinador de formação se tratasse. Treino mental» O Treinador não precisa, ele já sabe como motivar a equipa
As pessoas mais bem sucedidas, em qualquer área profissional, contratam os melhores para trabalharem consigo porque sabem que é humanamente impossível dominar tecnicamente em todas as áreas. 
» O Treino Mental já está integrado na Periodização do Treino
É muito subjetivo. Os critérios de êxito dos indicadores que estamos mentalmente a treinar não estão clarificados, não são específicos e nem sempre vão de encontro ao que os jogadores acreditam como os mais importantes para um melhor Desempenho. 

Sucesso 1Podia enunciar mais alguns mitos mas não é esse o meu objetivo. 
Para terminar gostaria de partilhar consigo uma intervenção que fiz recentemente. Estive numa equipa de Pólo Aquático e entrei para realizar um trabalho de Sports & Team Coaching. Lembro-me que entrei à 7ª Jornada e a equipa estava na 4ª quarta posição da fase regional. Até ao final desta primeira fase terminamos em 2º lugar e obtivemos os seguintes resultados: 
– 11 vitórias e 1 derrota;
– Dos 8 jogos realizados na 2ª volta, melhoramos a diferença de golos em 5 jogos, mantivemos em 2 e só pioramos em 1; 
– Mais golos marcados e menos sofridos.
Na 2ª fase (nacional) terminámos em 2 lugar, perdendo apenas contra o campeão, equipa essa que pertencia à nossa fase regional e que, ao contabilizarmos os resultados com ela, ao longo da época, conseguimos observar uma melhoria na diferença de golos:
– 9 X 4; 6 X 3; 11 X 8; 6 X 5.

O Treino Mental é importante, é possível a qualquer clube, é simples de se implementar e permite resultados Fantásticos na criação de equipas mentalmente mais fortes e motivadas.

Tenha um excelente dia!
—–» www.atitudesparavencer.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s