Como ter Sucesso no LinkedIn?

Imagine que está à porta de uma loja e ao entrar cruza-se com um estranho que está sentado, como se estivesse à espera para ser atendido. Você entra e senta-se na cadeira, mesmo ao seu lado e muito educadamente diz:

– Bom dia!

Da outra pessoa escuta apenas um silêncio constrangedor. Como é que se sentira nesta situação? Quais seriam os seus primeiros pensamentos sobre a outra pessoa?

barack-obama-mimics-mckayla-maroney-1174513__340Pois é. Às vezes é assim que me sinto.
Quando recebo pedidos de conexão ou quando convido alguém para fazer parte da minha rede de contactos, envio uma mensagem personalizada, agradecendo o convite e questionando o interesse que o meu perfil possa ter suscitado. Entre 60 a 80% das vezes não existe resposta, o que me leva a pensar sobre o que estão a fazer numa rede social para profissionais, como é o LinkedIn!

No LinkedIn é comum encontrar:
1. O Colecionador de contactos
Adiciona, adiciona e adiciona contactos para depois achar que tem uma grande rede de contactos prontinhos para o ajudar.

2. O Vendedor porta a porta
Depois de se conectar connosco vai sacar o nosso email e adicionar à sua newsletter e começa a bombardear com emails ou na primeira mensagem que nos manda já está a vender o seu produto.

3. O Poupadinho
São aqueles contactos que quando te respondem a uma mensagem é do tipo,…”Obrigado” ou “Bem-vindo”. Já é um pouco melhor mas se está numa rede de profissionais, mais qualquer coisa seria bem-vindo 🙂

Certamente que existem várias estratégias para se ter sucesso no LinkedIn e muitas podemos aprender com vários profissionais das redes sociais, das quais destaco o Pedro Caramez, no entanto, se o seu primeiro contacto online com a pessoa não for agradável, como é que pensas ter sucesso num oceano de concorrentes, como os que existem à sua volta?

A primeira pergunta que as pessoas devem fazer é: para quê estar no LinkedIn?

sprout-1147803_960_720Eu olho para o LinkedIn como uma forma de conhecer novos profissionais, futuros parceiros de negócio e estar “mais perto” dos grandes amigos e conhecidos, e é isso que tem acontecido comigo. Um novo contacto é uma porta aberta para conhecer um novo profissional, conhecer o seu percurso de vida, o que já fez e o que faz no presente, que impacto quer ou está a criar na sua comunidade, para além de ser uma ótima oportunidade para criarmos novas relações de amizade e gratidão, pensando genuinamente em como poderemos ajudar este profissional e contribuir para o seu negócio.

Eu sei que vai parecer ridículo mas acontece-me frequentemente ter pessoas amigas e clientes a precisarem de profissionais de determinadas áreas, de novos fornecedores e eu não tenho NINGUÉM para os recomendar, pelo menos alguém de confiança. E isto acontece-me porquê? Porque as pessoas não dão tempo suficiente para se criar uma relação de confiança entre si, ora se não temos a possibilidade de sair do online para nos conhecermos, para saber o que faz e como trabalha, como poderei alguma vez recomendar-lhe?!?!?!

business-1370954_960_720

Para mim Ter Sucesso no LinkedIn começa com o que de mais básico existe, responder a uma mensagem, iniciar uma breve conversa e dar tempo suficiente para que profissionais se conheçam e acreditem que podem ajudar-se um ao outro, emergindo assim aquele verdadeiro sentido de comunidade. Se cada vez mais fizermos isso, certamente que teremos muito mais Sucesso no LinkedIn.

Nelson Ramos
Consultor Solfut & Coach IHTP
www.atitudesparavencer.com


Deixe uma Resposta

