Aprendizagem, Educação, Líderes, Motivação

Exames Nacionais: uma estratégia para obteres melhores resultados

Estamos a pouco mais de um mês para o início dos exames nacionais, uma fase muito importante para os estudantes que, principalmente, pretendam entrar para a Universidade, estando dependentes de um bom resultado no teste. A definição do objetivo pretendido no Teste é uma das estratégias fundamentais para alavancar os resultados de qualquer estudante. Uma vez li que, numa Universidade Canadiana foi realizado um estudo sobre o estabelecimento de objetivos e concluiu-se que encontrar uma direção na vida e definir vários objetivos pode ajudar-nos a viver mais tempo, independentemente da idade em que descobrimos o nosso propósito. Neste artigo vou explicar-te como podes utilizar a definição de objetivos para alcançares o teu resultado desejado no Exame Nacional.

A primeira coisa que deves fazer é clarificar qual o objetivo que pretendes para o Exame. Se és avaliado de 1 a 20 valores, qual o número que desejas alcançar? Neste exercício poderás deparar-te com aqueles pensamentos do tipo,..”se eu conseguisse um 14 já era bom”, no entanto, o que pretendo é que definas e apontes numa folha qual é o objetivo que queres alcançar e não apenas o que eu acho que consigo. Se pensares bem, são duas coisas bem distintas.

A segundo passo é refletires sobre qual o resultado que desejas. Agora poderás estar a perguntar,..”Oh Nelson, mas isso já me pediste acima, não estás a falar do objetivo?”. Calma, quando te peço para refletires sobre o resultado é imaginares qual será o resultado de conseguires tirar XXX no Exame Nacional. Como imaginas esse momento e o que te irá proporcionar. Aproveitas a mesma folha onde apontaste o objetivo e descreveres o resultado que advém do teu objetivo.

O Terceiro passo é pensares no que podes fazer e esteja dependente apenas de ti, e que te ajuda a alcançar o objetivo que definiste.
O que vais ter de fazer? Quando e durante quanto tempo irás fazê-lo? Quem te irá ajudar? Onde vais querer fazê-lo? Como pretendes fazê-lo?
Na prática vais definir ao pormenor tudo aquilo que irás fazer e que acreditas que irá ajudar-te a alcançar o teu objetivo para o Exame. Pegas na folha que tens utilizado para apontar os dados acima e crias um plano de ações baseado naquilo que tu acreditas. A minha sugestão é passares esse plano para um horário semanal onde podes colocar todas as tuas tarefas em blocos e que possas visualmente identificar o que tens a fazer, em cada dia e em cada momento do dia.

O Quarto passo é iniciar cada dia visualizando o teu objetivo, lendo os resultados do teu objetivo e observando as tarefas que estão definidas para esse dia. Depois disto é começar a trabalhar.

O Quinto e último passo é falares contigo mesmo e com os outros do que vais conseguir, dos resultados que vais alcançares e do que estás a fazer para lá chegar. Independentemente do que os outros te disserem, durante este mês e meio, até ao dia do exame vais apenas e somente falar do que vais conseguir e vais ficar deslumbrado com os resultados que vais alcançar.

Gostaste deste artigo? Deixa o teu comentário. 🙂
Queres continuar a receber estas pepitas de ouro? Clica em SEGUIR.
Gostavas que te pudesse ajudar? Escreve-me AQUI.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s