Educação, Melhores pessoas, Relacionamentos

Como ajudares o teu filho/a a lidar de forma positiva com este confinamento

Numa altura em que voltamos a confinar, com medidas restritivas à liberdade de circulação, há uma população que sentirá mais estas medidas,…os nossos filho/as e jovens. Parece incrível mas por vezes “esquecemo-nos” que eles ainda estão em desenvolvimento e lidar com alterações que impactam a sua vida, o seu bem-estar e o bem-estar dos pais, afeta e, de que maneira, a sua estabilidade emocional.

Para que possas minimizar estes impactos na vida do teu filho/a, permite-me partilhar contigo as minhas sugestões para tornares o dia a dia dele/a mais positivo e feliz:

  1. Ajuda o teu filho/a a criar uma rotina diária, com atividades bem definidas e diversificadas, onde a família mais próxima (a de casa, claro!) possa participar.
  2. Ajuda o teu filho/a a focar no agora, no que está a fazer e ensina-o/a a saborear esse momento. É quase como que se diminuísses a velocidade com que estás a viver cada segundo da tua vida (algo que parece ser contraditório à forma como vivemos a nossa vida).
  3. Ajuda o teu filho/a a focar em aspetos positivos do seu dia a dia e refletir sobre o que significou para ele/a cada um desses momentos (Por exemplo: o passeio com o cão pelo jardim). Uma boa reflexão deve terminar com uma partilha com outra pessoa, portanto, coloca-te disponível para escutar e partilhar as tuas.
  4. Ajuda o teu filho/a a ver o lado positivo deste confinamento. Será mais tempo em família, colocar a leitura em dia, dar mais atenção a cão, etc…
  5. Ajuda o teu filho/a a colocar o seu empenho e esforço no seu próprio bem-estar emocional. Para poder ajudar os outros é importante que ele/a também se sinta bem emocionalmente.

São sugestões muito simples mas poderosas para colocares em prática durante este confinamento e que trarão um maior bem estar emocional a ti e aos teus filho/as.

Desejo que tenhas um dia muito Feliz! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s